2020 - Ponte dos Açores - Porto Alegre
A Ponte de Pedra, também chamada de "Ponte dos Açores", é um monumento histórico da cidade de Porto Alegre, situada no chamado Largo dos Açorianos, em um pequeno lago.
Mas no passado a ponte cruzava um dos braços do arroio Dilúvio, que se bifurcava antes de chegar no Rio Guaíba, onde hoje está o Colégio Estadual Protásio Alves, e representava a única ligação entre o Arraial (pequeno vilarejo) do Menino Deus e o Centro Histórico de Porto Alegre.
Em 1937, o arroio começou a ser retificado, e a ponte perdeu a sua função, mas sobreviveu como memória daqueles tempos. A ponte de pedra substituiu uma primitiva ponte de madeira erguida quase no mesmo local por volta de 1825.
Várias vezes reconstruída em razão dos estragos causados pelas enchentes e pela deterioração natural da madeira. A nova obra deveria ser mais durável e, por isso, foi construída de alvenaria de pedra. O construtor designado foi João Batista Soares da Silveira e Sousa, que utilizou escravos como mão de obra, num custo de 980 contos.
A obra foi aberta ao público em 1848, ainda inacabada, e só foi concluída em 1854. (WIKIPEDIA)
Nas fotos que aparecem no início do vídeo, uma da década de 30 e a outra de 1955, pode-se ver ainda algumas canoas.