2017 - Cascata do Caracol II
Segunda filmagem da Cascata do Caracol
A Cascata do Caracol é situada no Parque Estadual do Caracol, no município de Canela, estado do Rio Grande do Sul. Com matas fechadas em suas proximidades, a cascata é formada pelo Arroio Caracol que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral.
Arroio Caracol é naturalmente canelense, pois, desde sua nascente até a foz no Rio Caí, corre dentro do território de Canela, apenas fazendo divisa com Gramado, a partir da localidade do Caracol. Suas águas se encontram com o Rio Caí que, com 250 quilômetros de extensão, é o terceiro mais poluído do Estado e o oitavo mais poluído do Brasil, segundo dados do IBGE.
A Bacia do Rio Caí está entre as principais do Rio Grande do Sul, sendo que seu território é composto por 42 municípios. A bacia hidrográfica do rio Caí engloba municípios com atividade industrial bastante desenvolvida, entre os quais destacam-se Farroupilha e Caxias do Sul, localizados na Serra, com indústrias reconhecidas como de alto potencial poluidor, principalmente do ramo de metalurgia e metalmecânica. Entre as indústrias de maior potencial poluidor hídrico na região plana da bacia, notadamente na sub-bacia do arroio Cadeia, destacam-se os curtumes.
Finalmente as águas do Caracol, via Rio Caí, juntam-se com o Rio Jacuí, Sinos, Taquari e Gravataí, formando o Rio/Lago Guaíba.