2015 - Clube Náutico Itapuã
O Clube Náutico Itapuã é pequeno clube localizado no rio Rio Guaíba, mas com um grande coração.
Além de seus barcos, que ficam atracados na antiga marina pública da Vila de Itapuã, o clube recebe os velejadores da região de Porto Alegre e de marinas na região. O famoso por do sol do Rio Guaíba está presente neste vídeo, sem nenhum efeito fotográfico.
Logo mais ao sul o inicia Parque estadual de Itapuã, no município de Viamão, onde o Farol de Itapuã, concluído em 1860, marca o encontro das águas do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. Existem elementos históricos que evidenciam fatos da Revolução Farroupilha (1835-1845) no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos.
O Parque Estadual de Itapuã destina-se à proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, e à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região onde ocorre o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, num conjunto de ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados em plena região metropolitana de Porto Alegre.
Entre a década de 1970 e 1980 o parque foi palco de uma intensa atividade extrativista do granito rosa, que ocasionou uma grande impacto ambiental por causa das pedreiras. Graças à manifestação popular e luta política de entidades ecologistas, como a AGAPAN e José Lutzenberger, em 1985 as pedreiras foram proibidas no Parque, dando início a um processo de recuperação ambiental que dura até a atualidade