O cinema em 16 mm
O filme de 16 mm era um formato popular para jornalismo e produção de documentários, e era usado para muitos propósitos, incluindo:
Cinejornais
O filme de 16 mm era usado para documentar notícias fora do estúdio, e era o formato preferido de uma estação de notícias até o final dos anos 1970.
Documentários
O filme de 16 mm era um formato essencial para a produção de documentários, permitindo o desenvolvimento de movimentos documentais como o cinéma vérité e o Direct Cinema. A capacidade de gravar som e imagem juntos no local permitiu a captura de ações sem roteiro.
O formato foi intensivamente usado na Segunda Guerra Mundial, em terra, mar e ar.
Programação de televisão
O filme de 16 mm era usado para programação de televisão filmada fora do estúdio.
Vídeos de treinamento
O filme de 16 mm era usado pelos militares para vídeos de treinamento durante a Segunda Guerra Mundial.
Aqui estão alguns outros usos notáveis do filme de 16 mm:
Cinema profissional
O filme de 16 mm era usado para filmes para clientes governamentais, empresariais, médicos e industriais nas décadas de 1950 e 1960.
Aplicações científicas e industriais
O filme de 16 mm era usado para aplicações científicas e industriais de alta velocidade, onde eram necessárias velocidades de até milhares de quadros por segundo.
Filmes caseiros
O filme de 16 mm era anunciado como um formato mais acessível para cineastas amadores.
O filme de 16 mm foi lançado em 1923 pela Eastman-Kodak como uma alternativa mais barata ao filme de 35 mm. Foi um dos primeiros formatos a usar filme de segurança de acetato como base de filme, tornando-o mais seguro para uso amador.
Algumas experiências da Magus aqui